sexta-feira, 20 de novembro de 2009

New Freaking Moon

Enquanto a tela ficava no tom marrom dos posteres, a sala já gritava. Alto.
E ok, eu fazia parte os gritos também, mas só por diversão.Assim como Twilight, eu não esperava muito desse filme. Quebrei a cara, ainda bem, porque chris weiz totalmente justificou o Oscar que ganhou.

Se você já viu o filme e já leu o livro, sabe do que eu to falando. Lua Nova é considerado o livro mais chato da série, e eu mesma evitei lê-lo mais de três vezes. Tudo bem que o livro foi escrito pra ser um inside do estado emocional de Bella, mas mais de um capítulo falando de buracos no peito, depressão e perda de futuro já é demais, obrigada.

Mas Chris Weiz fez mágica com mais de 500 páginas do nhenhenhém de Bella. Já se podia notar a diferença de produção logo nas primeiras fotos. Nada de angústia adolescente, marasmo dos 17, confusão entre estilos. Desde a escolha de fotografia até a banda carro-chefe da produção ( Death Cab for Cutie, com Meet me on the Equinox), Chris deixa bem claro que esse é um filme feito por gente grande, com orçamento de gente grande.

Ainda assim, eu nao esperava nada além de algumas cenas boas, copiladas em trailers e videoclipes. Esperava a atuação sem jeito do Robert, a versão da kristen para bella ( que me fazia acreditar que a atriz não gostava de sua personagem) e o roteiro desleixado de Melissa Rosemberg. E ainda melhor, quebrei a cara de novo.

Todas as cenas, sem exessão, foram boas. Algumas ótimas. Por trás de cada tomada, era possível perceber que os detalhes foram pensados com minúcia.Havia dinamismo, os diálogos fluiam, em oposição a estranheza de Twilight. Os atores estavam mais a vontade, até mesmo os novos.

E falando em cast, grande parte do ótimo desempenho do filme deu-se ao esforço de cada um. Robert tem poucas cenas dramáticas, mas o faz com tanta perfeição que elas ficam na mente. Há, por exemplo, uma tomada de no máximo 10 segundos, supostamente no Brasil, quando Edward pensa que Bella está morta. Durante 10 segundos Robert nos convence que está sofrendo até a última célula de seu corpo, e sua expressão é impossível de descrever.

Outra coisa que se pode salientar: não se deixe enganar pelo aparente tédio constante de Kristen Stewart. Nem por sua fachada frágil. Enquanto muito a classificam de atriz-de-uma-expressão-só , Kristen realmente mostra porque está fazendo tanto sucesso, adicionando ferocidade e coragem à Bella. Apesar de ter exagerado nos pesadelos de Bella, ela consegue passar por cenas de ação ( que ninguém faz melhor que ela, diga-se de passagem. Kristen, apesar de sua personagem, é incrivelmente atlética, e lida muito bem com altas doses de adrenalida- melhor que qualquer um de seus colegas) e em segundos estar em cenas dramáticas, ao impedir que Edward seja executado.

E aqui eu faço uma pausa, porque não dá pra deixar de falar da tirada genial de Chris Weiz na luta com os Volturi. Enquanto Edward leva uma surra de Demetri, muitas vezes sua pele "racha", em continuação à quebra do mármore abaixo de si, demonstrando a semelhança entre sua constituição e a pedra. Genial, genial. E a sequência de luta, então? No words, seriously.

E por mais que tenha tido no máximo 4 falas, Dakota Fanning emanava poder. Com um simples olhar, um muxoxo baixinho, Dakota consegue ser mais malígna que a própria Jane. Mas ninuém duvidava que ela eclipsaria os atores,né?

E até Taylor Lautner estava bem. Apesar de ter sido constantemente exposto às futilidades da nudez desnecessária, Taylor tinha as reações certas nas horas certas. Ele é natural, consegue ser cômico ( a reação dele quando Mike o pede pra levar pra casa é hilária), agressivo e dramático ( até fazendo a cara de cachorro pidão).

As cenas dos lobos versus vampiros também... OH MEU DEUS, O QUE SÃO AQUELES LOBOS? DEMAIS, apavorantes, ágeis. E a combinação lobos+vampiros deu o toque que o livro não tinha.

A cena final, a do pedido,ninguém esperava.Ok, todos sabíamos que o pedido seria feito nesse filme, mas deixar o suspense foi outro golpe de mestre, deixando as fãs ansiosas para Eclipse.

Ainda tem muita coisa pra falar, como a atuação de Ashley Greene e Jackson Rathbone. Mas eu provavelmente precisaria do dia todo,então termino aqui deixando 10 estrelas para o filme.

Nenhum comentário: