quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Because safe equals boring, Cabe

Não, não é porque eu to participando de uma promação que vou escrever isso. É porque os livros são muito bons, e já vão ganhar tradução pela editora Novo Século, e todos merecem ler e saber quão legais eles são.

Ok, nem eu acreditei em tudo isso.Ok, os livros são ótimos mesmo, e eles serão traduzidos mesmo. Mas se não fosse pela promoção, minha preguiça dominaria e esse post nunca sairia da minha cabeça. Ou o ciúme ilógico por minhas coisas favoritas me impediria de compartilhar com o mundo a descoberta dele.Shut up, Hunger Games.

Janie é uma garota ok, que não conhece o pai,é ignorada pela mãe e praticamente não tem amigos. Apesar disso tudo, ela não é reclamona e insuportável. Ela vive na parte mais pobre da cidade, aguenta o desprezo das colegas e espera ir pra faculdade, como qualquer uma de nós.
Só que ela sabe dos segredos de todo mundo à sua volta. Bem, pelo menos pra quem já dormiu ao seu lado.

Janie "vê " os sonhos de uma pessoa. Seja o que for que você sonhe, ela assiste aos seus desejos mais vergonhosos, conhece seus segredos mais sórdidos. Se ela fosse a gossip girl x.o.x.o,pode crer, a cidade viraria de pernas pro ar.

Só que não é por vontade de Janie. Ela é arrastada, orbigada a assistir os sonhos, e enquanto isso acontece, seu corpo meio que entra em colapso. E a cada vez que "volta" dos "episódios", ela sente que seu corpo se deteriora. Sem contar que se debater no meio da aula não é lá essas diversões todas.

E é no meio de um sonho que ela encontra Cabel, um colega de escola que até agora passava despercido. Por seu sonho ser tão assustador, Janie tenta se aproximar de Cabel, sem, no entanto, assustá-lo. Pelo menos ñão até uma viagem de colégio, onde Cabe presencia um "episódio" de Janie. A partir daí, Cabel passa a ser o confidente de Janie, que finalmente sente que pode talvez ser um pouco mais feliz.

Os livros tem um toque de tagédia e depressão, mas não são góticos ou emos. Têm humor que entretém, sem no entanto fazer caricaturas de personagens batidos pela cultura norte americana. E o que é melhor: o texto é construído de modo sucinto, mas não resumido. As orações são curtas, mas passam idéias muito mais abrangentes do que o tamanho de suas frases. E a autora realmente conquista o leitor, e torna suas personagens tão reais, palpáveis e críveis quanto nossos colegas de sala.

O terceiro e último livro da série, como título de Gone, será lançado somente em fevereiro. E as leitoras e fãs da série já sentem apreensão, a julgar pelo nome. Fade, o segundo título da série, deixou os leitores com um gostinho de quero mais, e lançou suspense, trazendo até mesmo certa angústia em virtude do possível destino de Janie.

Eu me conto como uma das fãs angustiadas, ainda mais com o "fear everything" que Lisa disse em um chat com os fãs. Aliás, aí está mais um plus. A autora é muito gentil com as fãs, e é acessível, respondendo sempre que possível e conversando normalmente com as leitoras.Não é necessário dizer que eu já sou super fã dela, né?

Aqui termina minha pseudo resenha, ou então eu falo demais e solto spoilers aqui e VÃO LER AGORA.

2 comentários:

Macchi disse...

... now THAT sounds awesome. 8D I'm definetely going to read it.

Nathalie Evans disse...

muito boa a pseudo resenha, deu até vontade de ler os livros, fiquei curiosa em saber como a menina ver os sonhos dos outros sem querer, deve ser emocionante.